terça-feira, 20 de março de 2012

Resenha Temática: A Televisão



Desde a antiguidade o homem tem buscado facilitar a sua vida em sociedade, trazendo ao seu cotidiano novas invenções e descobertas que buscam promover maior comodidade. A Televisão pode ser citada como uma dessas invenções revolucionárias que desde 1950 está presente em nosso dia-a-dia, desde a classe alta à classe mais desfavorecida. Porém a sua utilidade e benefício à sociedade tem sido alvo de questionamentos diversos.
Bernardino Mendonça Carleial, formado em Psicólogia-Clínica pela Universidade Católica de Minas Gerais, estudante de Direito da Faculdade de Direito Estácio de Sá, em Belo Horizonte – MG e também escritor e Pesquisador nas áreas da Psicobiologia e do Direito, em um de seus artigos publicados no jornal O Estado de Minas, afirma que apesar da televisão ter um papel construtivista, tem sido um instrumento propagador de imagens de ocorrências nocivas, alcançando desde as tribos indígenas do Xingu, às famílias mais opulentas, aos habitantes das favelas, até penitenciárias do mundo inteiro. Segundo ele, este aparelho tem influenciado as pessoas, especialmente crianças e adolescentes, exercendo um papel transformador da conduta humana, condicionador implacável de mentes, influenciando os hábitos, costumes e cultura dos povos, transformando-nos assim espectadores de nossa própria conduta.
Amélia Hamze, professora e colaboradora do site brasilescola.com, classifica a televisão como ferramenta audiovisual que simultaneamente ao rádio e a imprensa, mais contribuiu com o planeta, constituindo-se não somente em uma companhia, mas em um instrumento de diversão, de informação e de formação, influenciando  especialmente a educação. Ela cita a televisão como mais um recurso didático útil à alfabetização, ampliando as possibilidades de acesso a materiais que recortam a realidade do país. Desta forma, destaca a necessidade do educador em inserir a televisão na sala de aula com o intuito de ensinar os alunos a vê-la com olhar crítico. Para ela, o importante é saber usá-la para o cotidiano, e não ser usado por ela.
Kim, cantor e compositor Gospel, em sua música “Sem TV eu te enxergo muito mais”, apresenta a televisão como uma ferramenta transformadora da realidade, que molda não só o caráter, mas a forma de enxergar o mundo, de falar, agir, sentir e se expressar. Para ele, a televisão é apregoada como instrumento maquilador de personalidades. Esta canção retrata o conflito de uma pessoa que teve a sua TV quebrada e a sua atual dificuldade de pensar e olhar o outro, bem como o de se ver. Nesta canção, também afirma o poder manipulador que esta possui sobre o espectador no que tange a política, o estilo de vestir etc.
A verdade é que a evolução humana é marcada por grandes descobertas e numerosos inventos. Desde a descoberta do fogo na pré- história que trouxe a oportunidade ao homem de cozer seu alimento, aquecê-lo quando necessário e principalmente a transformar metais e diversos materiais, a invenção do telefone patenteada por Alexander Graham Bell em 1875 que tinha como objetivo principal aproximar as pessoas,  ao telefone celular móvel usado pela primeira vez pelo gerente da Motorola, Martin Cooper, do balão de Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d'Arlandes, que levou ao avião de Santos Dumont e dos irmãos Wilbur e Orville Wright, possibilitando  ao homem a se deslocar a grandes distâncias em pouco espaço de tempo, à internet que desde 1955 tem sido trabalhada para que chegasse as nossas casas com a intenção não só de pesquisa e trabalho mas de entretenimento.
Muitas outras poderiam ser citadas, porém, a Televisão de John Baird, um escocês, foi uma das invenções que superou as expectativas de muitos na época, e a que mais tem causado polêmica quanto a sua utilidade e seus benefícios a humanidade. No entanto, a televisão como qualquer outro invento, é um instrumento que se utilizado de forma salutar pode trazer á humanidade melhoramentos que tem a força de promover mudanças benéficas à sociedade.
Não se pode desconsiderar a sua utilidade como veículo de informação, tendo em vista que pode-se através dela, conhecer outras localidades e culturas diversas, como instrumento protestante das divergências sociais e veiculador de informações  indispensável à sociedade. Todavia, a falta de ética dos profissionais da mídia, a ganância por lucro e a busca por maiores audiências, tem manchado as telinhas de TV com programações destrutivas, promiscuas e de certa forma deturpadora não só da moral e princípios, mas da realidade social.
Desta forma, é válido afirmar a sua proficuidade à sociedade como aparelho veiculador de informações relevantes, porém, não deve-se deixar de salientar a forma incorreta de sua utilização. A ferramenta em si é benéfica, mas quem a usa como propagador de informações e entretenimento tem transmitido programações de baixo conteúdo informacional e de certa forma de cultura de baixo nível. E não esqueçamos que, se estas programações continuam a existir nas telinhas, é porque tem quem as assista.
Texto resenhado por Fernanda Carla dos Santos Vital Brito, discente da disciplina Português Instrumental, do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual da Bahia - UNEB, CAMPUS XIX.
REFERÊNCIAS
HAMZE, Amélia. A Televisão e Sua Influência. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente/a-televisao-sua-influencia.htm>. Acesso em 15 fev. 2012.
CARLEIAL. Bernardino Mendonça. A Televisão e a Formação da Personalidade. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.com/psicologia/televisao-formacao-personalidade.htm>. Acesso em 15 fev. 2012.
KIM. Sem TV eu Te Enxergo Muito Mais. Disponível em: http://letras.terra.com.br/kim/92178/. Acesso em 15 fev. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário